Lagoa salgada

A Lagoa Salgada é um lagoa localizado entre os municipio de Montadas, Areial e Pocinhos, no estado da Paraíba. Inexplicavelmente, as águas dessa lagoa são salgadas quase tanto como a água do mar. Ela passa a maior parte do ano vazia, somente no período chuvoso, que vai de março a julho, é que pode ser vista com água. Devido ao sal nenhuma planta se desenvolve no local. Recentemente foram encontrados fósseis acidentalmente durante escavações feitas no local.
 Especula-se que seja fósseis de preguiças gigantes e mastodontes vividos dez mil anos atrás.
 Mas até o momento nenhum estudo foi feito
Descoberto em abril de 2006, sítio de fosseis que pode ser o maior da Paraíba.
Fósseis achados em Montadas são de espécies que viveram há 10 mil anos.



                  HISTORIA


Desde menino, seu Laudelino Tavares de Souto cansava de ouvir estórias dos pais e avós sobre o ‘Reino Encantado’ que havia na localidade rural de Lagoa Salgada, no município de Montadas – região do Brejo da Paraíba, distante cerca de 30 km de Campina Grande. “Diziam que coisas estranhas aconteciam e de que havia um cemitério de animais debaixo do rio que passava em frente à minha casa”, lembra. Na época as estórias não eram levadas a sério, mas hoje parecem estar se confirmando após pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) descobrirem, numa área em frente à casa do agricultor, um sítio paleontológico que pode ser o maior já descoberto na Paraíba. O tamanho da área onde foram encontrados os fósseis tem as mesmas proporções de um estádio de futebol.
UEPB vai solicitar autorização ao DPNM para realizar as pesquisas científicas na área onde estão os fósseis dos animais. Quando os pesquisadores do Proca/UEPB chegaram ao local, já encontraram alguns fósseis danificados pelos moradores da localidade. Outras peças podem ter sido danificadas também porque a área era usada para motoristas aprenderem a dirigir carros. A PM foi acionada e ficou fazendo a segurança da área. De acordo com o biólogo do Proca, Helder Albuquerque, os moradores costumam pegar pedaços dos fósseis pensando que podem vender e conseguir dinheiro.
Segundo estudiosos no assunto, a cidade de Montadas tem uma nova história a partir desse descobrimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário